Depressão

A depressão é um dos problemas de saúde mental mais comuns. Pode fazer-lo sentir-se triste, desesperado, inútil e sem valor, desmotivado e exausto. Pode afetar a auto-estima, o sono, o apetite e o desejo sexual, podendo interferir com as nossas atividades diárias e, às vezes, a saúde física.

A Organização Mundial de Saúde (2012) estima que, em todo o mundo, mais de 350 milhões de pessoas sejam afetadas pela depressão, que se tornou a principal causa de incapacidade a nível mundial e se prevê que constitua a segunda maior causa do encargo com a doença em 2030.

Em Portugal, a depressão corresponde a 8% do total das doenças mentais, tendo uma prevalência ao longo da vida de 16,7% (Almeida & Xavier, 2009). É o terceiro problema de saúde mais frequente nas consultas dos Cuidados de Saúde Primários, correspondendo a 7,6% do total de doentes atendidos.

A depressão é mais debilitante do que a maior parte das doenças físicas. Por exemplo, em média, uma pessoa com depressão tem 50% mais de incapacidade do que uma pessoa com angina de peito, artrite, asma ou diabetes (MHPG, 2012). Par além disso, a depressão constitui um fator de risco para todas as grandes causas de morte relacionadas com doenças físicas: no geral, está associada a um aumento da mortalidade em 50%; a um aumento de 67% da mortalidade quando existe doença cardiovascular e de 50% no caso do cancro (Mykletun et al., 2007).

É comum ouvir-mos alguém dizer “estou deprimido” para demonstrar que se sente triste com a sua vida, contudo, trata-se de sentimentos que em pouco tempo aliviam.
É normal experienciar a tristeza e sentir-se infeliz com a o falecimento de alguém que se ama, com uma grande desilusão/frustração ou com uma separação. Nestas situações é expectável que se sintam estas emoções, pois são ajustadas ao contexto.
No entanto, se esses sentimentos interferirem significativamente nas suas atividades de vida diária e não se dissiparem após duas semanas, ou estiverem constantemente a surgir, pode estar deprimido no sentido clínico do termo.

Na  forma mais leve, a depressão significa que se sente mais “em baixo”. Não o impede de continuar com a sua vida normal, mas torna tudo mais difícil de fazer e faz parecer que o seu esforço é inútil e em vão.

Na forma mais grave, a depressão pode ameaçar a sua integridade física e fazê-lo ter vontade de desistir de viver (suicídio).

A DEPRESSÃO MANIFESTA-SE:
Nos sentimentos (sente-se triste, desesperado ou vazio; chora facilmente e isola-se dos outros)

Nos pensamentos (tem dificuldade em se concentrar e tomar decisões; culpa-se por tudo e vê sempre o lado negativo do que acontece)

Nos seus comportamentos (deixa de fazer actividades que lhe davam prazer, evita situações e não lhe apetece falar)

E no corpo (tem dificuldade em dormir ou dorme demasiado; sente-se sem energia e perde o apetite ou come em excesso; consome mais tabaco ou álcool do que é habitual).

A depressão não é fita!! Não é falta de força de vontade! A depressão não se resolve com pensamento positivo!
Se está deprimido, pode sentir que nada nem ninguém o conseguirá ajudar. Mas isso não é verdade: existem tratamentos eficazes para a depressão. A maior parte das pessoas recupera de episódios e períodos depressivos.

Identificou-se ? Entre em contacto comigo, posso ajudar.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *