Orientação Sexual na Adolescência

A adolescência é uma fase de grandes mudanças na vida do adolescente, não só pelas transformações que ocorrem a nível físico mas também ao nível das emoções e sentimentos. Durante a adolescência os sentimentos sexuais aumentam e é normal que se questionem sobre esses sentimentos.

Parte do processo do autoconhecimento envolve conhecer os sentimentos sexuais e por quem se sentem atraídos.

O Que é a Orientação Sexual?

  • Heterossexual. As pessoas heterossexuais são romanticamente e fisicamente atraídas por pessoas do sexo oposto. Por exemplo, os homens são atraídos por mulheres e as mulheres sentem-se atraídas por homens.
  • Homossexual. As pessoas homossexuais são romanticamente e fisicamente atraídas por pessoas do mesmo sexo. Por exemplo, os homens são atraídos por homens e as mulheres sentem-se atraídas por mulheres.
  • Bissexual. As pessoas bissexuais são romanticamente e fisicamente atraídas por pessoas de ambos os sexos.
  • Assexual. As pessoas assexuais não estão interessadas em sexo com homens ou com mulheres. Mas não deixam de se sentir emocionalmente próximas de outras pessoas.

A orientação sexual é a atracão emocional, romântica ou sexual que uma pessoa sente relativamente a outra pessoa.

Durante a adolescência surgirem pensamentos sexuais e atracões que instalam a confusão. É comum sentirem-se atraídos ou terem pensamentos sexuais sobre pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto. É uma forma de se ir descobrindo e pensando sobre os sentimentos sexuais. Por isso, sentir-se interessado por alguém do mesmo sexo não significa necessariamente que homossexual. E da mesma forma sentir-se interessado por alguém do sexo oposto também não significa necessariamente que é heterossexual.

A orientação sexual também pode mudar. Por exemplo, pode identificar-se como heterossexual numa determinada fase da nossa vida e como homossexual numa outra fase. Ou pode manter a mesma orientação sexual durante toda a vida.

Não é possível saber qual é a orientação sexual de uma pessoa apenas por olhar para ela (para as suas características ou para a forma como se comporta). A única forma de o saber é se essa pessoa nos disser.

As Pessoas Escolhem a sua Orientação Sexual?

Porque é que algumas pessoas são homossexuais e outras heterossexuais? Não existe uma resposta simples a esta questão. Os especialistas consideram que a orientação sexual envolve uma mistura complexa de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Os cientistas acreditam ainda que a genética e as hormonas desempenham um papel importante.

Em termos gerais, a orientação sexual não parece ser algo que uma pessoa possa escolher voluntariamente. A orientação sexual é simplesmente uma parte natural de quem somos.

Não há ninguém que lhe possa dizer qual é a sua orientação sexual, apenas a pessoa o pode descobrir. E também não precisa de se sentir pressionado para lhe ser atribuído um “rótulo”, como tendo esta ou aquela orientação sexual. Algumas pessoas descobrem a sua orientação sexual muito cedo e outras demoram algum tempo a perceber o que os faz sentir confortáveis.

Porque é Importante falar sobre a Orientação Sexual?

Seja qual for a orientação sexual, aprender sobre relacionamentos e sexo pode ser difícil. Pode ajudar muito falar com alguém em quem se confia (um dos nossos pais, um irmão, um amigo, um professor ou um Psicólogo, por exemplo) sobre os sentimentos confusos que vai sentindo conforme vai crescendo e descobrindo os seus sentimentos sexuais. Falar com alguém também pode ajudar a encontrar formas de lidar com a pressão, o assédio ou o bullying.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *